Grupos de pesquisa na região das Américas e do Caribe estão convidados a se candidatar. A Convocatória de Pesquisa visa consolidar esforços de investigação para complementar e reforçar a implementação dos Princípios Interamericanos sobre Liberdade Académica e Autonomia Universitária.
Leia a chamada para propostas e inscreva seu projeto aqui.
A Coalizão pela Liberdade Acadêmica nas Américas (CLAA) e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) anunciam a criação da Convocatória Fortalecimento da pesquisa comparativa e do pensamento crítico no âmbito da liberdade acadêmica nas Américas. As inscrições estão abertas a grupos de pesquisa de todas as Américas e do Caribe. Leia a chamada para propostas e se inscreva aqui.
De acordo com a Diretora Executiva da CLAA, Camilla Croso, “através desta iniciativa, CLAA e CLACSO esperam contribuir para transformar os Princípios Interamericanos sobre Liberdade Académica e Autonomia Universitária, de ideais aspiracionais em realidades tangíveis. Acreditamos que a colaboração interdisciplinar e as iniciativas de investigação sustentadas podem abrir caminho para uma comunidade acadêmica mais vibrante e resiliente nas Américas, onde a liberdade académica prospera como um pilar essencial das sociedades democráticas”.
Além disso, a Diretora Executiva do CLACSO, Karina Batthyány, enfatizou que “a aliança entre a Coalizão pela Liberdade Acadêmica nas Américas e o CLACSO é muito importante porque nos permitirá promover a pesquisa comparativa e o pensamento crítico sobre questões de liberdade acadêmica nas Américas. Sem dúvida, isso vai nos permitir fazer pesquisa nos campos dos estudos comparativos e do pensamento crítico, e terá também um impacto no combate às ameaças à liberdade acadêmica, aos ataques às ciências sociais, às humanidades e às artes, assim como às ameaças à democracia acadêmica e universitária e à democracia em geral na região da América Latina e do Caribe. Estamos muito satisfeitxs por termos a oportunidade de lançar esta aliança e, naturalmente, reforçá-la.
Por sua vez, Pablo Vommaro, Secretário Acadêmico do CLACSO, acrescentou: “Devemos difundir fortemente os resultados da investigação que podemos produzir no marco desta aliança entre CLAA e CLACSO, para poder trabalhar questões relacionadas à liberdade acadêmica, ao fortalecimento da democracia, à promoção e consolidação da democracia, à promoção e consolidação dos sistemas científico-tecnológicos de ensino superior em toda a América Latina e no Caribe”.
CLAA e CLACSO, entre outrxs pesquisadorxs, têm salientado que esse tema ainda carece de esforços mais profundos de conceitualização na região e fora dela, especialmente em face da escalada de ataques à liberdade acadêmica, protagonizados por indivíduos, grupos e mesmo governos em diferentes países.
A Convocatória de Pesquisa vai fomentar a produção de conhecimento em todo o hemisfério, centrando-se especialmente em cinco temas: a liberdade acadêmica e a busca da democracia; a liberdade acadêmica e o fortalecimento da ciência e do conhecimento; a relação entre a liberdade acadêmica e as tecnologias; a autonomia universitária; a superação das desigualdades estruturais.
A Convocatória de Pesquisa visa atingir três objetivos principais: aumentar o conhecimento e a compreensão das questões relacionadas com a liberdade acadêmica nas Américas, através de uma abordagem comparativa; criar uma massa crítica de investigadorxs que contribuam para este campo de investigação em toda a região e inspirar outrxs pesquisadorxs a se juntar a este campo; e divulgar os resultados da investigação, sensibilizando publicamente sobre sua existência e implicações, além de contribuir com recursos importantes para o trabalho dos gestorxs políticxs, instituições das Nações Unidas e do Sistema Interamericano, organizações da sociedade civil e do público interessado em geral, para promover o respeito e a proteção da liberdade acadêmica como um direito humano fundamental.
As candidaturas estão abertas!
Candidaturas de grupos de investigação coletiva podem ser apresentadas até 21 de outubro de 2024. Clique aqui para conhecer a chamada de propostas e fazer sua inscrição.
Conheça as organizações proponentes
As organizações por detrás desta iniciativa estão ambas empenhadas na ciência, na investigação, na governança democrática e nos direitos humanos.
A CLAA é uma rede não-governamental e sem fins lucrativos, criada em 2021, com sede na Universidade de Monterrey (UDEM), México. Foi fundada pela Scholars at Risk, pela UDEM e pelo Centro de Investigação e Educação em Direitos Humanos (HRREC) da Universidade de Ottawa. A Coalizão defende a promoção, a proteção e o respeito pela liberdade acadêmica e a autonomia universitária, com o objetivo de desenvolver normas relevantes de direitos humanos, que sirvam para proteger os espaços educativos, potencializar os direitos humanos e reforçar os princípios democráticos nas Américas.
CLACSO é uma instituição internacional não-governamental com estatuto de associado à UNESCO, criada em 1967. O Conselho reúne 938 centros de investigação e de pós-graduação em ciências sociais e humanas em 57 países da América Latina, Caribe e outros continentes.